top of page
fernando giovanella implante zigomatico.

BLOG

Implante Zigomático Complicações & Problemas


Implante zigomático pode apresentar problemas? Quais são as principais complicações dos implantes zigomático?

A resposta vai depender do viés de quem responde. Lembre-se de que "um vendedor comissionado tenderá forçar a venda em detrimento da verdade."


Vivemos na era dos "dentistas que vendem". O manual de vendas prega que devemos focar nos benefícios do "produto" e omitirmos o "lado ruim".


Eu penso diferente.


Acredito que devemos esclarecer e passar "a real" aos pacientes, mesmo que isso faça com que ele opte por não realizar o tratamento (não só em relação a implante zigomático). É um direto do paciente saber de tudo e é (ou deveria ser) obrigação do profissional esclarecer.


A cirurgia de implante zigomático apresenta sim alguns riscos.

E nesse post você saberá quais são esses riscos e se vale a pena fazer a cirurgia ou não.


Mas antes disso, caso você não saiba o que é implante zigomático, vou deixar o link aqui de um outro post onde eu explico de forma rápida e objetiva o que é implante zigomático. Recomendo você ler esse post antes desse.

A cirurgia de implante zigomático, como toda e qualquer outra cirurgia, apresenta alguns riscos.

Sendo assim, toda cirurgia só deve ser indicada e executada quando os benefícios da cirurgias são maiores do que os riscos.

Você tem uma prótese total (dentadura) instável, não consegue se alimentar direito, tem insegurança em eventos sociais, tem baixa autoestima. Sua dentadura está sempre frouxa e caíndo. Para resolver esse problema e voltar a ter dentes fixos, você precisa passar por uma cirurgia, que tem alguns riscos.


Então você precisa ponderar os riscos e benefícios para então decidir o que fazer.

implante zigomatico dentadura
Riscos e benefícios dos Implantes Zigomáticos X Dentaduras

A questão chave é conhecer e entender os riscos para saber como mitigá-los.

Mais quais são os riscos e complicações potenciais dos implantes zigomáticos?


Para ficar mais didático, vamos dividir os riscos e problemas em 3 momentos distintos:


1) Os riscos transcirúrgicos do implante zigomático


Durante o procedimento cirúrgico para instalação dos implantes zigomáticos pode, apesar de raro, ocorrer:

  • Hemorragia: como em qualquer cirurgia, existe o risco de hemorragia, isto é sangramento. Porém é uma complicação contornável. A hemorragia pode ser controlada com manobras cirúrgicas como pinçamento de vasos sanguíneos, cauterização ou uso de substâncias hemostáticas. A condição de saúde do paciente também pode contribuir para o ocorrência de hemorragias. Alguns medicamentos "afinam o sangue". Daí também a importância de uma anamneses e exame de sangue pré-operatório.

  • Danos a nervos da face. Isso pode ocorrer quando o cirurgião instalada os implantes encima de algum nervo importante da face. É um erro grave porém evitável com um correto planejamento pré-cirúrgico e cirurgia executada com prudência.


crania face implante zigomatico
Nervos da face a serem respeitados durante a instalação dos implantes dentários (convencionais ou zigomáticos)



No caso abaixo, segue um exemplo de implante convencional (não zigomático) onde o cirurgião não utilizou tomografia para planejar o caso e instalou o implante dentário atravessando o nervo da mandíbula (nervo alveolar inferior). Nesse caso o dao foi irreversível.


Perceba que o problema não é o implante em sí que é perigoso mas sim a falta de planejamento e execução que provocou o problema.


radiografia implante dentário alveolar inferior
Implante dentário danificando o Nervo Alveolar Inferior

  • Complicações sistêmicas do paciente. Seria o caso onde o paciente tem alguns mal estar, aumento súbito da pressão arterial, oscilações dos índices glicêmicos ou mesmo reações de medo a anestesia (lipotimia ou síncope) por exemplo. São situações que podem ser prevenidas através de uma completa avaliação pré-operatória. Em certas situações pode ser definido que existe a necessidade de uso de sedação ou até mesmo indicação de anestesia geral (o paciente passa por todo o procedimento dormindo e acorda com tudo pronto).

  • Falta de estabilidade do implante zigomático. Nos casos de implante zigomático é extremamente comum termos um implante bastante firme no osso, por isso, os dentes fixos já são instalados nos dias seguintes. Porém, existe o risco (raro) de o implante zigomático não ficar bem firme no osso e isso pode exigir que se espere a completa osseointegração, o que pode levar um período de 3 a 4 meses até a instalação da dentição completa.


implante zigomático carga imediata
O implante zigomático frequentemente tem um alto travamento no osso zigomático


  • Violação da cavidade orbitária. Existe relato na literatura de casos onde o cirurgião introduziu o implante zigomático dentro da cavidade orbitária, na região peri-ocular.


tomografia implante zigomatico
Implante zigomático dentro da cavidade orbitária

Isso é resultado de despreparo técnico do cirurgião e falta de planejamento cirúrgico adequado.


Nem todo dentista está preparado tecnicamente para realizar cirurgias de implantes zigomáticos porém muitos pacientes não sabem disso.


2) "Complicações" precoces dos implantes zigomáticos


São aquelas que podemos ter no pós-operatório subsequente. Aqui podemos dizer que são reações já esperadas mas que podem variar de acordo com cada caso.


  • Edema: a formação de edema, que é o inchaço, é uma reação normal do organismo perante a um algumas cirurgias. Esse edema pode atingir um pico no segundo ou terceiro dia e começa a regredir nos dias subsequentes. Existem manobra para limitar o edema, como pré-medicações e cuidados locais mas nem sempre ele pode ser totalmente evitado.


  • Hematomas ou equimoses: são aquelas manchas arroxeadas na pele. Pessoas de pele clara são mais propensas a tais ocorrências, porém são situações transitórias e tendem a sumir completamente em alguns dias ou semanas.


pós-operatório implante dentário
Hematoma pós-operatório


  • Parestesia - uma reação relativamente frequente. Algumas regiões da face podem ficar dormentes. Isso pode acontecer pelo afastamento dos nervos, porém quando ocorre, retorna ao normal ao longo de algumas semanas. Em cirurgias de implantes zigomáticos, quando acontecem, podem gerar dormência na região (1) [figura abaixo]. Já as cirurgias na arcada dentária inferior (mandíbula) poder gerar dormência na região (2).

parestesia implante zigomático face
Região dormente na face [1] após implante zigomático
  • Cabe ressaltar que a parestesia (alteração de sensibilidade) não é a mesma coisa que paralisia (quando os músculos não se movem mais). Não existe paralisia em cirurgias de implante zigomático.


  • Dor pós-operatória. não é uma complicação frequente, porém o cirurgião precisa pré-medicar o paciente já antes da cirurgia para prevenção da dor e também prescrever medicamentos suficientes para que o paciente tenha um pós-operatório confortável.


Em uma escala de dor, sendo o nível zero considerado sem dor nenhuma e o nível 10 a pior dor possível (como uma dor de cólica renal), as cirurgias de implante zigomático e implantes dentários em geral geram dores leves ou, menos frequente, dores moderadas. Situações geralmente controladas com analgésicos e anti-inflamatórios.


escala de dor implante dentario
O implante zigomático apresenta mesma expectativa de dor que implantes convencionais

Porém entenda que:


Não existe desconforto pós-operatório que não seja passível de controle.

  • Alteração de fala. Como você está acostumado a utilizar uma prótese móvel (dentadura ou ponte móvel), a sua língua se habituou a tocar nos dentes e nas outras partes da prótese. Sua língua toca o "céu da boca da prótese" e não o seu próprio "céu da boca". Quando o tratamento é feito e você passa a ter uma dentição fixa, o seu palato (céu da boca) ficará parcialmente livre e você passará a ter uma nova percepção dessa mudança. Além disso, muito frequentemente, mudamos completamente a posição dos dentes para priorizar a estética e a função. Todas essas mudanças podem gerar alterações na dicção e talvez você passe por um período de adaptação, que pode levar dias, semanas ou até meses.

3) Complicações tardias dos implantes zigomáticos


São as complicações que podem acontecer nos meses subsequentes. A principal atenção aqui é em relação a osseointegração, que é o processo biológico no qual o osso do paciente se fixa na superfície do titânio do implante. Pelo fato do osso zigomático ser um osso nativo do paciente, isso é, não é um osso enxertado, mas sim um osso totalmente vivo, denso e “natural”, muito raramente não se integra ao implante zigomático.

  • Deiscências gengivais. Da mesma forma que a gengiva pode retrair ao redor de um dente natural (recessão gengival) a gengiva também pode retrair ao redor de um implante dentário qualquer (assim como no implante zigomático).


gengiva retraída
Recessão gengival e exposição da raiz dentária

implante zigomatico problemas
"Recessão gengival" no implante zigomático expondo o implante

Apesar de parecer um problema, esses tipos de situações em se tratando de implante zigomático, não comprometem a estabilidade da osseointegração e não é visível no sorriso.

A inserção do implante zigomático está muito distante da margem gengival.


implante zigomático problemas
Exposição das expiras não compromete a inserção óssea


Lembre-se que a prótese sobre o implante zigomático é uma prótese dentogengival,

chamada de prótese do tipo protocolo. Uma prótese que tem dentes e gengiva artificial. Essa exposição que estamos nos referindo, fica lá embaixo da gengiva artificial. Ninguém consegue ver durante o sorriso.


implantes zigomáticos protocolo
As "recessões gengivais" do implante zigomático ficam escondidas.


  • Infecção: é quando existe a formação de pus. Infecção é uma possibilidade inerente a qualquer procedimento cirúrgico, independente do parte. O tratamento geralmente exige o uso de terapia local com a associação do uso de antibióticos.


  • Complicações protéticas. A prótese fixa sobre os implantes, chamada prótese protocolo, pode apresentar problemas. Assim como qualquer dente artificial, ou até mesmo natural, em caso de sobrecarga acentuada pode haver fratura do dente. É incomum, mas pode ocorrer. O reparo geralmente é um procedimento simples e rápido.

  • Sinusite. Pacientes com sinusite crônica que são submetidos a implantes zigomático, dependendo de como esses implantes foram instalados, podem ter infecções sinusais com envolvimento dos implantes. No planejamento cirúrgico isso deve ser previsto e existe manobras para mitigar esse risco. Falo mais sobre Implantes Zigomáticos e Sinusite Neste Post.


Esses são os principais riscos da cirurgia de implante zigomático. Mas existem alternativas ao implante zigomático?


Existe sim.


É a cirurgia de enxerto ósseo, que também tem seus riscos (poderíamos criar um post somente com os riscos desse tipo de procedimento), além de ter a desvantagem de precisar de 3 cirurgias e mais de 1 ano de tratamento.


E se você não fizer nada? Também tem risco!


Uma dentadura solta também tem o risco de ficar te machucando o tempo todo inclusive causar danos não só físicos mas também psicológicos. O risco de passar a vida toda se privando de viver sua vida com as limitações da dentadura também é um risco.


A solução ideal não é aquela que não tem risco mas sim aquele que apresenta mais chance de êxito e com o menor custo biológico possível (quanto menos invasivo e menor número de cirurgias melhor).

Quando levamos em consideração os riscos e benefícios, a cirurgia de implante zigomático tem tido uma alta taxa de sucesso e alto índice de satisfação dos pacientes. Ou seja, os benefícios superam e muito os riscos.


implantes zigomaticos implante zigomatico
Benefícios dos Implantes Zigomáticos superam os riscos


Porém a cirurgia de implante zigomático precisa ser encarada com seriedade e executada por um cirurgião devidamente capacitado.


Mesmo algumas publicações científicas no que tange implante zigomático trazem percepções distorcidas da realidade clínica e não contribuem em nada para a formação de novos cirurgiões. (veja o vídeo abaixo Será Por Isso que Implante Zigomático Não Dá Certo).




Um último recado. Digite aqui nos comentários quais são suas principais dúvidas em relação a implante zigomático.

Até a próxima.


Dr. Fernando Giovanella

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxila-Facial

Mestre em Implantes Dentários

CRO/SC 8237

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page