fernando giovanella implante zigomatico.

BLOG

Implante Zigomático Complicações & Problemas


Implante zigomático pode apresentar problemas? Quais são as principais complicações dos implantes zigomático?

A resposta vai depender do viés de quem responde. Lembre-se de que "um vendedor comissionado tenderá forçar a venda em detrimento da verdade."


Vivemos na era dos "dentistas que vendem". O manual de vendas prega que devemos focar nos benefícios do "produto" e omitirmos o "lado ruim".


Eu penso diferente.


Acredito que devemos esclarecer e passar "a real" aos pacientes, mesmo que isso faça com que ele opte por não realizar o tratamento (não só em relação a implante zigomático). É um direto do paciente saber de tudo e é (ou deveria ser) obrigação do profissional esclarecer.


A cirurgia de implante zigomático apresenta sim alguns riscos.

E nesse post você saberá quais são esses riscos e se vale a pena fazer a cirurgia ou não.


Mas antes disso, caso você não saiba o que é implante zigomático, vou deixar o link aqui de um outro post onde eu explico de forma rápida e objetiva o que é implante zigomático. Recomendo você ler esse post antes desse.

A cirurgia de implante zigomático, como toda e qualquer outra cirurgia, apresenta alguns riscos.

Sendo assim, toda cirurgia só deve ser indicada e executada quando os benefícios da cirurgias são maiores do que os riscos.

Você tem uma prótese total (dentadura) instável, não consegue se alimentar direito, tem insegurança em eventos sociais, tem baixa autoestima. Sua dentadura está sempre frouxa e caíndo. Para resolver esse problema e voltar a ter dentes fixos, você precisa passar por uma cirurgia, que tem alguns riscos.


Então você precisa ponderar os riscos e benefícios para então decidir o que fazer.

implante zigomatico dentadura
Riscos e benefícios dos Implantes Zigomáticos X Dentaduras

A questão chave é conhecer e entender os riscos para saber como mitigá-los.

Mais quais são os riscos e complicações potenciais dos implantes zigomáticos?


Para ficar mais didático, vamos dividir os riscos e problemas em 3 momentos distintos:

1) Os riscos transcirúrgicos do implante zigomático

Durante o procedimento cirúrgico para instalação dos implantes zigomáticos pode, apesar de raro, ocorrer:

  • Hemorragia: como em qualquer cirurgia, existe o risco de hemorragia, isto é sangramento. Porém é uma complicação contornável. A hemorragia pode ser controlada com manobras cirúrgicas como pinçamento de vasos sanguíneos, cauterização ou uso de substâncias hemostáticas. A condição de saúde do paciente também pode contribuir para o ocorrência de hemorragias. Alguns medicamentos "afinam o sangue". Daí também a importância de uma anamneses e exame de sangue pré-operatório.

  • Danos a nervos da face. Isso pode ocorrer quando o cirurgião instalada os implantes encima de algum nervo importante da face. É um erro grave porém evitável com um correto planejamento pré-cirúrgico e cirurgia executada com prudência.


crania face implante zigomatico
Nervos da face a serem respeitados durante a instalação dos implantes dentários (convencionais ou zigomáticos)



No caso abaixo, segue um exemplo de implante convencional (não zigomático) onde o cirurgião não utilizou tomografia para planejar o caso e instalou o implante dentário atravessando o nervo da mandíbula (nervo alveolar inferior). Nesse caso o dao foi irreversível.


Perceba que o problema não é o implante em sí que é perigoso mas sim a falta de planejamento e execução que provocou o problema.

radiografia implante dentário alveolar inferior
Implante dentário danificando o Nervo Alveolar Inferior

  • Complicações sistêmicas do paciente. Seria o caso onde o paciente tem alguns mal estar, aumento súbito da pressão arterial, oscilações dos índices glicêmicos ou mesmo reações de medo a anestesia (lipotimia ou síncope) por exemplo. São situações que podem ser prevenidas através de uma completa avaliação pré-operatória. Em certas situações pode ser definido que existe a necessidade de uso de sedação ou até mesmo indicação de anestesia geral (o paciente passa por todo o procedimento dormindo e acorda com tudo pronto).

  • Falta de estabilidade do implante zigomático. Nos casos de implante zigomático é extremamente comum termos um implante bastante firme no osso, por isso, os dentes fixos já são instalados nos dias seguintes. Porém, existe o risco (raro) de o implante zigomático não ficar bem firme no osso e isso pode exigir que se espere a completa osseointegração, o que pode levar um período de 3 a 4 meses até a instalação da dentição completa.


implante zigomático carga imediata
O implante zigomático frequentemente tem um alto travamento no osso zigomático

  • Violação da cavidade orbitária. Existe relato na literatura de casos onde o cirurgião introduziu o implante zigomático dentro da cavidade orbitária, na região peri-ocular.


tomografia implante zigomatico
Implante zigomático dentro da cavidade orbitária

Isso é resultado de despreparo técnico do cirurgião e falta de planejamento cirúrgico adequado.


Nem todo dentista está preparado tecnicamente para realizar cirurgias de implantes zigomáticos porém muitos pacientes não sabem disso.

2) "Complicações" precoces dos implantes zigomáticos


São aquelas que podemos ter no pós-operatório subsequente. Aqui podemos dizer que são reações já esperadas mas que podem variar de acordo com cada caso.


  • Edema: a formação de edema, que é o inchaço, é uma reação normal do organismo perante a um algumas cirurgias. Esse edema pode atingir um pico no segundo ou terceiro dia e começa a regredir nos dias subsequentes. Existem manobra para limitar o edema, como pré-medicações e cuidados locais mas nem sempre ele pode ser totalmente evitado.


  • Hematomas ou equimoses: são aquelas manchas arroxeadas na pele. Pessoas de pele clara são mais propensas a tais ocorrências, porém são situações transitórias e tendem a sumir completamente em alguns dias ou semanas.