top of page
fernando giovanella implante zigomatico.

BLOG

Sistemas de Implante Zigomático Neodent x SIN - Qual é o melhor?

Atualizado: 28 de jul. de 2020

Sistemas de implantes zigomáticos parecem ser bastante semelhantes, porém, existes detalhes que fazem uma grande diferença na prática. Existes vários marcas de sistemas de implantes zigomáticos que diferem não só no desenho do implante zigomático mas principalmente no comprimentos dos implantes. Nesse vídeos vamos ver as principais diferenças entre o kit de implante zigomático da SIN e da Neodent.



Hoje eu quero falar sobre marcas comerciais de sistemas de implantes. Ah mas isso é falta de ética falar de marca comerical e bla-bla-bla. Ninguém aguenta mais esses discursos do politicamente correto. Aquele profissional que esta querendo aprender algo prático ele precisa de uma orientação mais direta e isso invariavelmente passa por falar de materiais e sistemas de implantes.


De imediato deixo claro que neste exato momento eu não tenho vínculo a nenhuma empresa de implante. O que eu vou falar aqui tem como objetivo estimular as empresas a evoluírem e acompanharem a necessidade clínica. Creio que o feedback dos clientes é algo importante para as empresas comprometidas com a excelência.


No que tange implantes zigomáticos, eu trabalhei com as duas maiores empresas do Brasil, Sin e Neodent. Eu começei minha carreira nos implantes zigomáticos com a SIN. Porém, na época, não era raro termos problemas com os montadores durante a instalação dos implantes zigomáticos. Algum tempo depois, eu resolvi mudar para Neodent. Fiz uns 3 ou 4 casos com o kit da Neodent e voltei pra SIN. Mas por que?


É isso que você vamos entender agora. Qual a principal diferença entre o implante zigomático SIN e Neodent. Olhando os 2 kits eles parecem muito semelhantes: temos a sequencia de broca, protetor labial, profundímetro, chave de instalação - até aqui sem grandes diferenças. Mas quando olhamos para os comprimentos dos implantes temos uma importante diferença com repercussões diretas para a prática clínica.


No kit da Neodent os implantes zigomáticos vão de 30 a 52,5mm. Nos tamanhos abaixo de 45mm os implantes zigomáticos variam de 5 em 5mm. Isso parece pouco, mas muitas vezes você precisa um implante intermediário a esses tamanhos e isso dificulta um pouco a escolha do tamanho exato ao da perfuração. O implante pode ficar ligeiramente além ou aquém da cortical externa do zigoma - além de que esses poucos milímetros podem ser a diferença entre um torque bom ou baixo em zigomas mais pobres.


Já os implantes zigomáticos da SIN apresentam variação de 2,5 a 2,5mm em todos os comprimentos. Além disso, o profundímetro da Neodent não apresenta demarcações impresas na haste, já o da SIN os números impressos e isso falicita a escolha do implante zigomático ideal. Mas isso é uma desvantagem sutil. Vamos falar agora do principal motivo pelo qual eu voltei a utilizar implantes zigomáticos da SIN: o comprimentos dos implantes.


Lembre-se que os implantes da Neodent vao de 30 a 52,5mm, já os implantes zigomáticos da SIN vão de 32,5 a 62,5m. Mas isso faz diferença? SIM! Faz brutal diferença. Vamos exemplificar esse conceito na prática. Esse é um protótipo de um caso de zigomático duplo que eu operei recentemente. Fazer protótipo é importante mas o pessoal tem feito isso da meneira errada. Eles imprimem o protótipo e saem operando o protótipo no olho procurando onde tem maior ancoragem. Essa não é a forma mais inteligente de trabalhar com protótipo e não contribui em nada na transcirúrgico… mas nos vamos ver esse tópico em outro vídeo. O fato é que sempre que fizemos zigomático duplo o implante zigomático anterior precisa ficar mais anteriorizado para que tenha uma emergência mais próxima dos dentes e se diminua o cantilever anterior.


Para se conseguir tal emergência é muito comum utilizarmos implantes mais longos que 52,5mm. Nesse caso por exemplo, foi utilizada na paciente um implante zigomático de 60 mm. Agora eu te pergunto, se eu estou no meio de uma cirurgia dessa e estou utilzando o kit de zigomático da Neodent eu faço o que? Não tem o que fazer. Um implante de 52,5mm não dará ancoragem. Então, o kit de zigomático da Neodent você pode utilziar em casos de All on 4 híbrido (implantes convencionais associados a zigomáticos), onde os implantes zigomáticos serão instalados mais na região posterior, onde a anatomia da região zigomática maxilar permite a instalação de implantes mais curtos.


Em casos de zigomático duplo (4 implantes zigomáticos), sempre opte por sistemas que contemplem implantes mais longos. Reitero, ambas as empresas são excelentes, eu recomendo as duas, mas, pelo menos no que tange implante zigomático, a SIN levou a melhor. Se você quiser saber mais sobre implantes zigomáticos acesse http://www.fernandogiovanella.com/zigomatico


496 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page