• Fernando Giovanella

Projeto Inovador em Odontologia: Inovação na Prática – Nova conexão para Seringa Carpule

Atualizado: 12 de Jul de 2018


Desde a criação do meu canal do Youtube com certeza esse vídeo foi o mais desafiante de todos. Mas antes de ver o vídeo, eu explico um pouco os bastidores que me levaram a produzí-lo.


O problema


A seringa carpule e a agulha anestésica foram desenhadas a mais de 100 anos e muito pouco evoluíram desde então. Apesar de apresentarem alguns problemas, acabamos nos acostumando com eles e achamos que são normais. Você vai injetar a solução anestésica e percebe que o anestésico está vazando. Você pensa então que não apertou bem a calota da agulha sobre as espiras da carpule. Você então aperta mais um pouco, mas o problema persiste e você acaba tendo que trocar a agulha e o tubete.


Para trocar agulha, precisamos reencapar a agulha, o que pode eventualmente gerar acidentes pérfuro-cortante. A troca da agulha demanda vários passos e traz uma péssima experiência ao usuário, mas como sempre fizemos este movimento, também acabamos nos acostumando com isso.


Uma possível solução


No vídeo de hoje, apresento uma possível solução! Um conceito radicalmente novo.! Porém, trabalhar com inovação gera muitos custos, muitas incertezas e necessita de uma equipe multidisciplinar. Sabendo disso e constatando que eu não dispunha de todos os recursos, tomei uma decisão ousada (e até meio masoquista!): trabalhei sozinho em todo o projeto, desde a identificação reais do problema, desenho inicial, desenho 3D (aprendi a utilizar alguns recursos de um software CAD-CAM, bem como as fotografias, animações e noções sobre aplicação de patentes internacionais.

Talvez o projeto não renda frutos, mas a quantidade de coisas que tive que aprender para concretizar esse projeto inicial me fizeram aprender e desenvolver inúmeras habilidades que já estão sendo aplicadas em outros projetos, e, com certeza, me acompanharão ao longo de toda a minha vida. Em síntese, a jornada já valeu a pena independente de qual será o resultado final.

Enfim, neste vídeo, o principal tema é mostrar em detalhes a idéia e colher algum feedback dos colegas dentistas, então, não deixe de comentar ok?. Além desse assunto, eu comentar rapidamente sobre:

  1. O motivo de eu ter ficado sem gravar vídeos por algum tempo

  2. A importância de ter foco para concretizar nossos projetos + dica de leitura

  3. Canal no youtube em paralelo ao meu canal principal

Um forte abraço!



48 visualizações