• Fernando Giovanella

Antibióticos interferem na eficácia do Anticoncepcional?


O uso de anticoncepcionais é algo extremamente comum em nossos pacientes. Nos casos onde prescrevemos antibióticos, e a paciente está fazendo uso de anticoncepcional oral, uma dúvida frequente é se tais medicações podem de fato interferir na eficácia do anticoncepcional.


É função do profissional que prescreveu a medicação orientar ao paciente sobre os possíveis efeitos adversos ou indesejáveis da medicação prescrita. O mesmo é verdade com relação a possíveis interações medicamentosas importantes, o que neste caso, poderia resultar em risco de gravidez indesejada.


Daí a importância de estarmos sempre atualizados e praticarmos uma odontologia baseada em evidências. Do ponto de vista científico, o que dizem as publicações em relação a essa importante interação medicamentosa?


No vídeo abaixo falaremos exatamente sobre esse tema e veremos o que dizem duas importantes revisões de literatura recentes.



13 visualizações