• Fernando Giovanella

Ancoragem do Implante Zigomático no corpo do osso zigomático (na prática)

Atualizado: 20 de Set de 2019


Entender o zigoma e sua relação não só com a maxila mas também onde está a sua máxima disponibilidade não é algo intuitivo. Quando você está realizando o procedimento cirúrgico para instalação do implante zigomático você apenas enxerga a topografia externa do complexo maxila-zigomático.


Como a anatomia da região é extremamente variável, em alguns pacientes o implante poderá ser instalado completamente fora do seio maxilar, já em outros, tal relação maxila-zigomático não permite um caminho totalmente extra-sinusal (então pare de acreditar naqueles que falam que só usam técnica exteriorizada ou qualquer outra. Isso simplesmente depende da anatomia de cada paciente).


Independentemente disto, a entrada do implante zigomático no zigoma, onde exista a máxima disponibilidade de osso, não é possível de ser identificado no transcirúrgico imediatamente após o descolamento do periósteo. Por isso, é comum a necessidade de abertura de janela no seio maxilar para tentar identificar onde está essa entrada no corpo do zigoma.


Porém atualmente, com o planejamento virtual 3D, é possível definir a posição ideal para entrar no corpo do zigoma sem a necessidade de nenhuma abertura extra. No software é possível não só instalar os implantes zigomáticos mas também fazer um ajuste fino da sua relação com o rebordo e a máxima ancoragem no corpo do zigoma. É possível até estipular quantos mm de inserção teremos do implante zigomático no osso.


Esse nível de entendimento do zigoma não se consegue apenas operando. Por isso que advogo que todos devem utilizar ferramentas de planejamento digital. Isso diminui muito a curva de aprendizado para o entendimento do zigoma de maneira tridimensional. Por esse motivo que no curso ZIGOMA 2.0 dedicamos várias aulas e tutoriais para ensinar o passo-a-passo desse planejamento.


No vídeo abaixo comparo um planejamento pré-operatório de zigomático duplo com a tomografia pós-operatória e fiz a medicação da quantidade de inserção do implante zigomático no corpo do zigoma.


Aqui será possível você entender como a ancoragem zigomática é de fato realizada.




Saiba mais sobre o curso ZIGOMA 2.0 - A Nova Era dos Implantes Zigomáticos

287 visualizações1 comentário